sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Perfil"

   "Perfil", é um texto descritivo de um personagem, que pode ser uma pessoa ou uma entidade, um grupo; muitas vezes é apresentado em formato testemunhal. Nesse link ai tem uma explicação bem bacana. 
Na última semana esse foi o assunto da minha aula de reportagens especiais. Para colocar em prática o que aprendemos, o profs pediu para escrever um perfil. Eu escrevi um perfil da minha vó, Linda Antonia. Afinal, a pessoa tem que ter algo de interessante pra contar. E minha vó tem muita história....O meu texto ficou bastante literário, mas acho que a ideia é essa mesma. Não sei se tem erros, hoje vou entregar para o profs corrigir. 
Tá aí...

Perfil Linda Antonia Vasconcelos

        "Vai ter que tirar foto? Eu vou ter que falar alguma coisa?" Foram com essas palavras que Linda Antonia Vasconcelos, ou Dona Linda, como é conhecida pela família, iniciou a nossa conversa. Quem olha a aparência simples e humilde, não imagina a vida sofrida que ela enfrentou e a mulher guerreira em que ela se transformou.
        Casou aos 17 anos, com Sebastião, seu primo distante. O casal vivia no interior de Minas, Sebastião trabalhava na roça, e Dona Linda sempre cuidou da casa. Seu presente de aniversário mais importante ela ganhou aos 18 anos, sua primeira filha, Maria de Lourdes. Um parto sofrido que deixou marcas eternas. Em uma pequena casa na roça iluminada por um lampião, com a ajuda de uma parteira, a jovem deu à luz à sua primeira filha. Depois de Maria de Lourdes veio Claudio José, dois anos depois, Vanda Maria e por último, Marco Antônio.
         Dona Linda e sua família moravam em uma pequena casa, que ficava embaixo de um engenho de cana. Era uma noite chuvosa e todos dormiam. Em meio aos trovões e relâmpagos, Dona Linda ouviu um estalo, o telhado da casa caiu sobre a família. Vanda Maria tinha apenas dois meses de vida e não sofreu nada, Maria De Lourdes que já estava com três anos, foi ferida com um corte na cabeça. Por um milagre, todos sobreviveram.
     Sem condições de continuar vivendo na roça e assustada com o acidente, Dona Linda se mudou para Ipatinga junto com sua família. Foram morar em uma casa emprestada por um amigo. Em 1979, outra dificuldade no caminho. Uma enchente destruiu a casa onde ela morava.
Dona Linda nunca frequentou uma escola, mas com a sabedoria que a vida lhe deu construiu sua família e educou seus filhos. "Sem saber ler, nem escrever eu já trabalhei até como atendente de supermercado." No ano de 1989, conseguiu realizar o sonho de ter uma casa própria. A casa era velha e pequena, com dificuldade, Sebastião que trabalhava como pedreiro reformou a casa. "Eu e meus filhos carregava o carrinho cheio de areia, enquanto meu marido construía. O chão da casa era de cimento, e eu forrava uma esteira pros meninos dormir."
      Aos 58 anos, Dona Linda reúne seus quatro filhos e quatro netos, sempre aos domingos, na sua casa. Orgulhosa de sua história, ela descansa ao lado do seu marido. Com a experiência adquirida ao longo da vida ela sempre vai ter alguma coisa para ensinar.



Nenhum comentário: