quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Não exigência do diploma para jornalistas: Fim do Jornalista?


Em junho de 2009, o STF decidiu pela não obrigatoriedade do diploma de jornalimo.  Desde então, os jornalistas lutam para reaver seu direito.


A PEC 33/09, criada pelo deputado Antônio Carlos Valadares foi aprovada hoje, em primeiro turno pelo senado. Agora, a PEC deverá passar por uma segunda votação ainda no senado. Para ser lei, a PEC deve ser aprovada na Câmara dos Deputados, onde também irá passar por dois turnos de votação. 

Mas, para alguns jornalistas e estudantes de jornalismo não mudou muita coisa. Marcelo Batista é estudante do 6º período de jornalismo e, para ele, a decisao do STJ não influenciou na escolha pelo curso e no mercado de trabalho.






Vanessa Rayane e estudante do 2º período de jornalismo. Quando ela iniciou o curso o diploma já não era mais exigido.

"É mais importantes saber a ter o diploma de jornalismo"


O estudante de jornalismo, Marriel Liberato, não concorda com o STF sobre a não exigência do diploma. Para ele, a decisão é injusta com os profissionais da área.




"O curso ainda é importante para o exercício da profissão"

Estudantes de outros cursos também não concordam com a decisão do STF e apoiam a luta dos jornalistas. André Nascimento está no 2° período de engenharia elétrica e não concorda com não obrigatoriedade do diploma.

Os estudantes e jornalistas podem ajudar na aprovação da PEC. A Fenaj organizou um grande movimento a favor da obrigatoriedade do diploma. Um abaixo assinado online é uma das iniciativas. 
Clique no link abaixo para assinar:

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N8603


Acesse o site da Fenaj e entenda todo o processo de aprovação da PEC.


http://www.fenaj.org.br/



Nenhum comentário: