terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pauta a gente não escolhe - Parte III

Para terminar a trilogia pauta a gente não escolhe, agora vou mostrar as correções da matéria. Ou seja, o que eu fiz errado! As dicas e correções são do profs da disciplina reportagens especiais, Willian Trevizani.
Eu confesso que fiquei feliz, afinal não errei muita coisa! Ai está a versão original da matéria, incluindo as correções!

Nome e data no alto da página: correto. Um repórter nunca pode redigir uma matéria e esquecer de colocar a data. É fundamental para a organização do jornal e do repórter que a matéria tenha data.

Lead: Deve conter as principais informações da matéria. Primeiro, ele deve informar ao leitor sobre qual assunto ele está lendo. Segundo, o leitor tem que se sentir atraído a ler a matéria inteira. E por último, mas não menos importante, o lead deve responder as principais perguntas do jornalismo, são elas: quem, o quê, quando, onde, como, porque.

Eu não errei muito! Ainda bem, né? Os meus erros foram: Não deixei muito claro para qual cargo era a eleição.
Segundo erro: Não identifiquei qual curso a Caroline faz. Se a matéria se trata de um assunto acadêmico, é fundamental que eu identifique o aluno pelo curso que ele faz.
Outro erro, no final da matéria aparece outra declaração de Caroline. As declarações de um mesmo entrevistado, devem ficar juntas. Pode confundir o leitor uma declaração no início, e outra no final.

E outra coisa, sempre, mas sempre mesmo, escreva o texto com formatação justificar. Aquela que o texto fica todo alinhado, sabe?

É isso... Aguardem mais erros dessa futura jornalista...

Um comentário:

william disse...

Gostei do blog... É por aí, futura jornalista. Ao invés de erros, espero aguardar por outros acertos seu, ok?